Geral

Se você procura por inspirações de porta pivotante para o projeto de sua casa, está no lugar certo! Aqui você confere tudo sobre este tipo de abertura, como modelos mais procurados, puxadores mais usados, preços e muitas fotos para ajudar na sua escolha!

Neste tópico vamos tirar as dúvidas mais frequentes de quem busca saber mais sobre a porta pivotante.

O que é porta pivotante?

A porta pivotante é uma tendência no ramo da arquitetura. Ela conta com um eixo vertical sobre o qual gira, conferindo um visual imponente e permitindo uma boa ventilação quando aberta. É excelente para ser usada na entrada e ideal para deixar a fachada mais moderna!

Quais as medidas ideais?

As medidas de porta pivotante podem variar de um modelo para outro (principalmente quando feita sob encomenda). Porém, a média fica em torno de 225 x 130 cm (altura por largura), enquanto as portas já prontas normalmente contam com 220 x 120 cm. A escolha deve ser feita com base no design de sua fachada. Se estivermos falando de um sobrado grande que segue uma linha moderna, a porta deve estar de acordo e ser igualmente imponente. Assim, pode-se ir muito além da medida padrão recém citada. Por outro lado, se for uma casinha pequena, não fica legal uma porta do tamanho do universo… Nesse caso, opte por medidas mais modestas. Lembre-se, ainda, que ela pode prejudicar a circulação interna se for muito grande, então a avaliação deve ser feita caso a caso.

Quais as medidas mínimas para instalação?

Outra observação é quanto às medidas mínimas: não é aconselhável fazê-la com menos de 100 cm de largura. Isto porque a abertura padrão de entrada é 0,90 cm e o eixo vertical geralmente ocupa 10 cm. Ou seja, menos que isso comprometeria a passagem e o efeito não ficaria legal… Com um vão tão estreito, sua aparência seria semelhante a de uma porta convencional, mas com uma funcionalidade pior do que a da tradicional. Não vale a pena, né?

Em virtude dessa variação de tamanhos e possibilidades, vale a pena pensar nisso antecipadamente. Planeje tudo ainda no processo de construção, para deixar o espaço certo para a instalação. Falo isso por experiência própria: a abertura da porta de entrada de minha casa foi mal projetada, com um vão de menos de 120 cm. Depois de erguidas as paredes, não pudemos aumentá-lo, pois havia uma viga de sustentação no caminho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário